Subsistemas terrestres

Quais são os subsistemas da Terra?


Tradicionalmente, consideram-se quatro subsistemas principais: hidrosfera, atmosfera, geosfera e biosfera. Estes subsistemas são enormes reservatórios de matéria e de energia que funcionam como sistemas abertos, interagindo de diferentes modos, mantendo um equilíbrio dinâmico. Assim sendo, quando ocorre uma alteração num dos subsistemas, os outros são afetados, o que leva a mudanças até que se estabeleça um novo equilíbrio.

Hidrosfera:

A hidrofera integra toda a água existente à superfície terrestre, no estado líquido, gasoso e sólido (criosfera).
Distribuição da água pelos diferentes reservatórios.


Do total de água, apenas 0.03% são movimentados cada ano, através de fenómenos de evaporação, precipitação, infiltração, evapotranspiração e escorrência associados ao ciclo de água.


Ciclo da água


Os grandes motores do ciclo da água são a energia solar e a força gravítica.


Atmosfera:

É formada pela camada gasosa que envolve os outros subsistemas, podendo penetrar nestes subsistemas. É possível distinguir na atmosfera diferentes camadas, sendo que cada uma delas apresentam diferentes temperaturas, pressões e composição.

Camadas e composição da atmosfera.

A presença de oxigénio na atmosfera atual é fundamental para a manutenção de vida.

Geosfera:

A geosfera corresponde à parte sólida, quer superficial quer profunda, da Terra. Apesar de o núcleo externo esteja no estado líquido, ele também faz parte deste subsistema. A zona mais externa da geosfera é a litosfera, constituída pela crosta e parte superior do manto.

Biosfera:

É o subsistema que compreende todos os seres vivos existentes na Terra, integrados no respetivo meio abiótico.
A vida terrestre está principalmente concentrada próxima da superfície
A vida nos oceanos está principalmente concentrada na zona até onde penetra a luz solar. Os seres vivos dependem do ambiente físico-químico para a sua sobrevivência. 
  

Os seres humanos fazem parte do sistema Terra, um sistema em que os componentes vivos e não vivos estão interligados. Assim sendo, as suas ações provocam alterações em todos os outros subsistemas. 
O facto de a Terra ser considerado um sistema quase fechado, tem alguma implicações, tais como os recursos existentes serem finitos, o que significa que tem de haver uma gestão racional dos mesmos, os materiais residuais permanecem dentro das fronteiras do sistema, como os poluentes, que podem afetar o seu equilíbrio.  














Sem comentários:

Enviar um comentário