Métodos Para o Estudo do Interior da Geosfera

Métodos Directos : baseiam-se na recolha e análise de elementos e no seu estudo directo, obtém dados referentes às camadas perto da superfície, como por exemplo, o estudo das rochas.

Estudo da superfície visível - Observação da superfície da Terra, estudo das rochas e dos fósseis.
Exploração de jazigos minerais efectuada em minas e escavações - fornece dados directos até profundidades que oscilam entre os 3 e os 4 km.
Sondagens - Perfurações envolvendo equipamento apropriado que permitem retirar colunas de rochas (carotes) correspondentes a milhões de anos de história e que contam ao geólogo muitos acontecimentos do passado da Terra
Vulcanismo - os vulcões lançam para o exterior materiais oriundos de grandes profundidades, como magmas e xenólitos, são como "janelas" para o interior da Terra, por onde os cientistas podem investigar esse interior.

Métodos Indirectos -os dados obtidos são essencialmente de natureza geofísica, e fornecem a maioria das informações referentes a estrutura interna da Terra, principalmente as propriedades das camadas mais internas.

Planetologia - estudo comparado aos planetas do Sistema Solar.
Astrogeologia - estudo comparando a Terra com cometas, asteróides e meteoritos relacionando com a estrutura dos meteoritos e a composição e a composição dos planetas (Teoria Nebular Reformulada)
Gravimetria - Método usado para estudar o campo gravítico terrestre. Qualquer corpo situado à superfície da Terra é atraído pelo núcleo da Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário